Sofri a Busca e Apreensão do meu Veículo – O que devo fazer?

Se você tem algum problema com seu financiamento, você pode ter uma boa chance de sofrer a busca e apreensão do seu veículo!

Se você está devendo para o Banco, mas ainda está em posse do veículo, você tem grandes chances de sair vitorioso contra o Banco.

Infelizmente, quando você já entregou o veículo o seu poder de negociação diminui, pois o banco vai vender o veículo para quitar o saldo devedor e muitas vezes o valor é ínfimo perto do que seria vendido no mercado comum.

A história muda quando você está em posse do veículo ainda!

Um especialista em direito bancário poderá analisar o seu contrato e localizar alguma cláusula que possa amenizar sua situação ou muitas vezes resolver o seu problema! Podendo, caso autorizado, renegociar as parcelas diretamente com o banco por meio de uma solicitação de renegociação de dívida.

E ainda, se for o caso, poderá entrar com uma ação de revisão de contrato bancário, onde será verificado se os juros e taxas aplicadas no contrato estão de acordo com as normativas do Banco Central.

Essa hipótese é possível quando a taxa de juros efetivamente cobrada pelo Banco (CET – Custo Efetivo Total) estiver excessivamente acima da taxa média divulgada pelo Banco Central.

Além disso, como ocorre em todas as outras ações bancárias, muitas das vezes os Bancos preferem fazer acordo ao invés de manter diversas ações na justiça, a fim de evitar despesas com advogados e escritórios de advocacia. Geralmente, as propostas de acordo são bem atrativas e as partes acabam fazendo acordo.

Caso você tenha atrasado os pagamentos do seu veículo não deixe o banco levar seu veículo, busque ajuda de um advogado especializado para te ajudar a analisar o contrato e verificar a melhor saída.

Artigo elaborado por Galassi & Nazatto Advogados Associados – OAB/SP 39650 – Advogados especialistas em demandas envolvendo fraude bancárias em todo Brasil.

Esse artigo possui caráter meramente informativo.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe!