Taxa de Juros Abusivo – Você Já Foi Vítima dos Bancos?

Você já foi vítima dos bancos?

Você sabia que parte do lucro bilionário dos bancos vem de abusividades que eles cometem todos os dias contra você?

É isso mesmo, a depender da instituição financeira um único financiamento pode ter mais de 10 mil reais somente de coisas que você não precisava pagar, como por exemplo, seguro, pagamentos outros, seguro prestamista, assistência, tarifa de cadastro, entre tantos outros.

Essas atitudes das instituições financeiras não podem e não vão prejudicar você, é dolorido saber que você poderia ao invés de 36 parcelas ter pago 12 se o contrato estivesse correto, mesma coisa para quem financia em 60 parcelas, para ter a chance de realizar um sonho, e que poderia quitar o carro na metade disso, tendo a oportunidade de comprar um carro novo.

Com o valor pago indevidamente, o banco tira de você e da sua família a chance de ter um plano de saúde, melhorar a compra do mês, viajar, e isso é um absurdo que não pode ser permitido.

COMO SABER SE A TAXA DE JUROS É ABUSIVA?

Não existe uma fórmula mágica para definir se os juros são abusivos. O que deve ser levado em consideração pelo consumidor é a famosa TAXA MÉDIA DE MERCADO.

A taxa média de mercado, com o próprio nome sugere, representa a média dos juros cobrados pelas instituições financeiras para determinado tipo de empréstimo. Essa informação fica disponível no site do Banco Central.

Imaginemos a hipótese em que o consumidor verifica que a média cobrada pelo mercado nos empréstimos consignados é de 0,4% ao mês. Ao mesmo tempo, também constatou que o seu empréstimo tem juros de 0,9% ao mês.

Esse caso é um típico exemplo de juros abusivos. A maioria dos tribunais brasileiros entende que quando a taxa de juros supera em 50% (cinquenta por cento) a média de mercado, trata-se de juros abusivos.

Poucas pessoas tem chance de ter essa informação, você é um privilegiado, mas o importante mesmo é o que você vai fazer com essa informação!

O Banco não pode continuar prejudicando você, ficando ultra rico, enquanto você rala o mês todo para cumprir com todas as obrigações.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe!

Artigo elaborado por Galassi & Nazatto Advogados Associados – OAB/SP 39650 – Advogados especialistas em demandas envolvendo fraude bancárias em todo Brasil.

Esse artigo possui caráter meramente informativo.